Orçamento

Solicite um Orçamento

Preencha os campos abaixo que entraremos em contato com você!

4 construções famosas feitas com estruturas pré-fabricadas

Escrito por: Femac

Sabe aqueles ícones da arquitetura que nos fazem passar horas admirando? Alguns são tão lindos que se tornaram pontos turísticos e são reconhecidos em todo o mundo. Separamos 4 construções famosas que são feitas com estruturas pré-fabricadas, veja:


Sabe aqueles ícones da arquitetura que nos fazem passar horas admirando as curvas da construção? Alguns são tão lindos que se tornaram pontos turísticos e são reconhecidos em todo o mundo. Mas o que muita gente não sabe é que alguns desses ícones foram construídos com estruturas pré-fabricadas.

Eles têm diferentes estilos e estão em países bem distantes uns dos outros. Mas todos têm algo em comum: souberam aproveitar o menor custo, otimização de tempo e a qualidade desse material. Vamos embarcar nessa viagem?

1- Ópera de Sydney (Austrália)

Começamos pela mais famosa construção feita com estruturas pré-fabricadas: a Ópera de Sydney, na Austrália. A Ópera foi inaugurada em 1973 com um estilo expressionista. O concreto pré-fabricado é ponto central da obra. As famosas “conchas” que cobrem o espaço são feitas com esse material. Essas conchas, por sua vez, são sustentadas por colunas de concreto pré-fabricado.

A construção da ópera de Sydney teve início na década de 1960, quando a tecnologias das estruturas pré-fabricadas não era tão avançada quanto é hoje. Mesmo assim ficou claro para os arquitetos da obra que a versatilidade desse material era fundamental para o sucesso do empreendimento.

O maior desafio para a construção da Ópera de Sydney era seu custo. Arquitetos e engenheiros quebraram a cabeça durante cerca de seis anos tentando encontrar algum material que permitisse construir as conchas sem estourar o orçamento.

A ideia final foi descoberta com a ajuda de programas de computadores. Como as estruturas pré-fabricadas são construídas em indústrias com altos níveis de exigência em relação à qualidade, os arquitetos concluíram que esse seria o material ideal.

Além disso, o concreto pré-fabricado é bastante versátil, podendo ser construído em diversas formas e tamanhos. A equipe se aproveitou dessa característica e desenvolveu as conchas como se fossem seções de uma esfera.

A decisão, como se pode ver hoje, foi acertada. A Ópera de Sydney é considerada uma obra prima da humanidade.



2- Pabellón Multiusos da Escola Gavina (Espanha)

Amantes da arquitetura em visita à Espanha não podem deixar de visitar a cidade de Picanya. É lá que fica uma das mais belas edificações em pré-fabricados do mundo: o Pabellón Multiusos da Escola Gavina.

O ambiente, reformado em 2014, conta com estruturas em pré-fabricados de concreto que homenageiam o projeto original do pavilhão, de 1980. A versatilidade dessas peças permite que o novo pavilhão comporte festas, reuniões, assembleias, performances culturais e muitos outros eventos.

O Pabellón Multiusos da Escola Gavina tem formato de prisma quadrangular dividido em pórticos. Apesar de contar com uma imensa área construída, de cerca de 1350 metros quadrados, a obra foi terminada em apenas três anos, graças à economia de tempo proporcionada pelos pré-fabricados.



3- Aeromóvel de Porto Alegre (Brasil)

Nem só de edifícios suntuosos vive a arquitetura moderna. A requalificação de áreas urbanas também faz parte das tendências dessa década. E, nesse aspecto, o uso de estruturas pré-fabricadas pode facilitar a execução até mesmo dos projetos mais difíceis.

Um exemplo de arquitetura bela e funcional com o uso de pré-fabricados de concreto está em Porto Alegre. Lá foi construído um aeromóvel, sistema de transporte que liga o aeroporto da cidade ao metrô.

O modal foi construído sobre uma via pública de grande movimento. Dessa forma, a construção precisava ter o menor impacto possível sobre o fluxo de veículos e pedestres.

A solução foi utilizar estruturas pré-fabricadas para diminuir o tempo total de obra e a duração da intervenção. O resultado é o sonho de qualquer engenheiro: funcional e belo.



4- McDonalds de Uckfield (Inglaterra)

A fama do McDonalds não vem só do sabor de seus sanduíches. A eficiência administrativa da empresa também é reconhecida em todo o mundo. E foi essa eficiência que levou um dos franqueados da companhia, na Inglaterra, a dar uma “volta por cima”.

A filial da rede na cidade de Uckfield sofreu, no ano 2000, com uma violenta enchente que destruiu o restaurante. Duas semanas depois, estava funcionando a todo vapor, com longas filas de clientes na porta.

Como essa recuperação foi possível? Para não perder clientes e vendas o McDonalds inglês foi reconstruído com estruturas pré-fabricadas. As peças foram produzidas rapidamente em uma indústria local e transportadas para o terreno do antigo restaurante.

O processo foi acompanhado por executivos da empresa que buscavam a garantia de qualidade do material. Afinal, não se tratava de um restaurante temporário, mas sim de uma loja que deve durar muitos anos.

Com a agilidade, versatilidade e qualidade superior dos pré-fabricados de concreto, o McDonalds se tornou ainda mais famoso do que antes.



-

Gostou dessa viagem ao redor do mundo? Siga-nos no Facebook e conheça nosso portfólio. Aqui pelo site você também pode conferir na sessão Nossos Produtos.

Tradição, Qualidade e Pontualidade.

A Femac, sempre buscando a excelência dos seus produtos e processos, no ano de 2012 foi certificada com a ISO 9001:2008, que permitiu o controle minucioso de seu processo de fabricação, atendimento ao cliente e entrega de produtos.

Leia mais

ISO 9001