A concretagem da laje é a última etapa de execução dos elementos que compõem uma estrutura, sem dúvida um dos momentos mais importantes de uma construção. Preparamos alguns passos para serem seguidos antes, durante e depois da concretagem de uma laje.
01 - Verificar com eletricista e encanador responsável se está tudo ok para a concretagem da laje com antecedência.
02 - Verificar se o escoramento da laje está adequado de acordo com o manual fornecido pela empresa, mantendo-se a distância mínima.
03 - Conferir a Nota Fiscal e o lacre da bica de descarga e acompanhar a descarga do concreto.
04 - Molhar bem a laje antes da concretagem.
05 - Não adicionar água no concreto além da quantidade prevista na Nota Fiscal, ou acima do Slump Test especificado. Esta é a principal condição que determina a resistência final do concreto. Não adicionar água após o início da concretagem.
06 - O concreto aplicado deverá ser vibrado com vibrador adequado durante a concretagem. Se não for feito este procedimento, poderá ocorrer fissuras na superfície.
07 - Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação 3 vezes ao dia durante 7dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.
08 - Após cada operação descrita no tópico anterior, cobrir a laje com lona plástica, para que a cura do concreto fique boa e não sofra com as chuvas, temperaturas elevadas e vento.
09 - Caso o concreto seja do tipo bombeado, cimentos à disposição da equipe, a fim de fazer argamassa ou nata de lubrificação da bomba.
10 - Se as providências acima não forem cumpridas, muito provavelmente a laje apresentará fissuras em maior ou menor grau. Porém, mesmo com todos os cuidados acima descritos, se ocorrem algumas fissuras, é importante elimina-las logo que apareçam (algumas horas após a concretagem), com a simples aplicação de desempenadeira de aço na área fissurada, e, se necessário, aplicar uma película de nata de cimento nas mesmas. O surgimento de fissuras é proveniente de falhas no sarrafeamento, acabamento do concreto, cura mal feita ou falta de cura. É importante salientar também que o concreto é um material permeável, não dispensando a impermeabilização necessária contra vazamentos de água, ou a realização de uma cobertura.
Sempre buscamos excelência em nossos produtos e processos. Em 2021 fomos recertificados pela ISO 9001. Agora somos ISO 9001:2015, que permite ainda mais o controle minucioso de nosso processo de fabricação, atendimento ao cliente e entrega de produtos.