Bancos, empresas de comércio diversos, hotéis, condomínios, na Europa a vegetação sobre a parte superior das edificações faz parte dos projetos urbanos. No nosso país, Porto Alegre, São Paulo, Salvador e outras capitais têm vários edifícios com cobertura viva.
Por conta deste mercado em expansão, diversas empresas estão se formando para atender a demanda de implantação e manutenção destes jardins nas alturas. Para um jardim na laje é preciso todo um conhecimento de estrutura, recipientes, substratos, plantas e cuidados. Um item é importante para iniciar todo o processo é:
VERIFICAR SE A LAJE SUPORTA UM JARDIM
Para receber esta carga de peso sobre a laje é preciso que o jardim esteja prevista já no projeto de edificação. O reforço das estruturas faz parte do projeto da obra do local. A implantação de um jardim sobre laje de construções antigas deverá ser tecnicamente avaliada antes dos condôminos se aventurarem a colocar vasos e árvores no espaço. Não estamos falando aqui de pequenos vasos, como jardineiras de 1,0 metro x 0,25 m com plantas para organizar uma mini horta, mas de jardineiras de alvenaria ou mesmo a laje inteira recebendo uma carga enorme de pedras, substrato e plantas de maior porte.
Veja mais imagens destes tipos de jardins, que convenhamos, ficam lindos né?
VANTAGENS DE TER O SEU JARDIM NA LAJE:
• Custo mais baixo do que a manutenção com telhas;
• Área confortável para descanso dos moradores, de acordo com o projeto elaborado;
• Possibilidade de reaproveitamento das águas das chuvas;
• Valorização do paisagismo do imóvel.
Sempre buscamos excelência em nossos produtos e processos. Em 2021 fomos recertificados pela ISO 9001. Agora somos ISO 9001:2015, que permite ainda mais o controle minucioso de nosso processo de fabricação, atendimento ao cliente e entrega de produtos.