A estruturas de concreto pré-fabricadas são feitas fora do canteiro de obras, processo que apresenta vantagens em termos de agilidade e controle de qualidade em comparação com as estruturas moldadas in loco. A desvantagem do sistema pode ser compreendida nas etapas de transporte e montagem das peças, as quais exigem cuidados particulares.
De acordo com a NBR 9062, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o concreto pré-fabricado é diferente, ainda, do concreto pré-moldado, no qual a execução pode acontecer em instalações temporárias em canteiros de obra.
No entanto, isso não significa que a qualidade dos pré-moldados seja inferior. “O importante é que haja a conformidade com todos os requisitos estabelecidos em norma para ambos os casos”, pontua Íria Doniak, presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abic).
O transporte até a obra é muito importante
As peças pré-fabricadas devem ser transportadas até a obra em carretas comuns, extensivas ou especiais, variando de acordo com a necessidade de cada elemento, sendo que peso e comprimento são os principais fatores a ser considerados.
O empilhamento deve ser feito com calços para impedir que as peças de concreto se danifiquem. Os elementos são submetidos a uma amarração especial com cabos de aço ou cintas têxteis de alta resistência, além do uso de apoios especiais como cantoneiras e calços plásticos que protegem o acabamento e cantos das peças.
É importante, ainda, definir a logística do transporte, com os melhores acessos e trajetos, além dos equipamentos corretos para descarga na obra, como munck para estruturas leves, guindastes para estruturas mais pesadas, entre outros. Por fim, também se definem os dispositivos de içamento para montagem da estrutura, como balancins e gruas.
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